O Crasto

Ocrasto

O Crasto

Futebol, Futsal, Ginástica, Natação

Ano de Fundação

05-Julho-1995

Presidente

João Pedro Gama

Cidade

Castro Daire

Número de Atletas

+ 250

Marca equipamento

CDT

Treinador SUB 6/7

Tiago Morgado

Treinador SUB 8/9

Joca Matos

Treinador SUB 10

Pedro Pinto

Treinador SUB 11

Nuno Pinto

Treinador Iniciados

Tiago Misa

Treinador Juvenis

Paulo Duarte

Professores de Natação

Armando Costa, Margarida Saldanha

Instrutora de Ginástica

Margarida Matos

Treinador de Futsal

Fernando Basto

Club History

Há 20 anos atrás, surgia em Castro Daire uma associação com o objectivo de responder às necessidades do Concelho na formação de jovens atletas, não só no futebol mas também noutras modalidades.

Com a criação da O CRASTO, o sentido dado à formação virou a página, e começou a olhar-se mais para a base, criando novos escalões no futebol sem descurar a variabilidade da prática desportiva com a implementação de novas modalidades.

Em meados dos anos oitenta, o futebol de formação ressurgiu em Castro Daire, após um grande interregno, cerca de 10 anos. Reapareceu no Grupo Desportivo Castrense, uma associação inactiva desde os anos setenta. Competiu nos distritais de juniores, juvenis e iniciados. Mas, para escapar à justiça federativa, o Grupo Desportivo Castrense volta a suspender a actividade. Aparece então a Associação Desportiva de Castro Daire, que até aí só disputava os distritais da AFViseu na categoria seniores, e deita mão a alguns jovens  residentes na vila e nas localidades mais próximas.

Contudo, na época 1994/1995 já só disputa o distrital de iniciados. A escassez de meios disponibilizados e a pouca motivação dos dirigentes para a formação condenam à extinção o futebol jovem. É assim no Verão de 1995, pela mão de Manuel Morgado, Alberto Misa, Manuel Inácio, Paulo Matos, Humberto Afonso, Joca Matos, José Ribeiro, José Carlos Almeida e Prof. Zezinho, entre outros, que nasce O CRASTO, uma nova associação que parte com o grande objectivo de promover o lazer, a cultura e o desporto, nomeadamente: futebol, andebol, canoagem, tiro com arco, ténis de mesa, futsal e pesca desportiva. Pelo seu eclectismo cativou de imediato a população juvenil do concelho.

O arranque desta colectividade foi muito entusiasmante. Começou com uma enorme adesão às modalidades novas na terra, o tiro com arco e a canoagem. Os resultados apareceram rapidamente e com eles os títulos. Os atletas da canoagem conquistaram uma Taça de Portugal e no tiro com arco, Campeonatos Europeus e Mundiais.

Mas foi sempre o futebol a modalidade que mais motivou os jovens e colaboradores. A direcção de O CRASTO teve sempre enorme dificuldade em captar para o quadro de dirigentes pessoas com sensibilidade e tempo para acompanhar estes jovens. E lentamente estas actividades entraram em agonia e estão inactivas.

Extintas as modalidades de Tiro com Arco e Canoagem, O Crasto compete, hoje, para além do Futebol, no Futsal Feminino, na Natação – projeto iniciado há sete anos numa parceria entre a O CRASTO e o Município de Castro Daire, mais concretamente a Escola Municipal de Natação de Castro Daire. Sem esquecer o mais recente projecto do clube, a Ginástica.

Actualmente com cerca de 250 atletas, distribuídos pelas diversas modalidades, incluíndo a ginástica. O Crasto conta com um vasto número de atletas com passagens pelos grandes clubes nacionais:  Pedro Pontes; Ricardo Ferreira; Bruno Ribeiro; Pedro Jorge; Leandro (Boavista FC). Carlitos (Marítimo); Danilo (Leixões); Marcel (Académico Viseu); Paulo André (SC Braga) e Licá (Académica; Estoril; FC Porto; Guimarães). Isto no futebol. No entanto, não podemos esquecer os excelentes atletas que conquistaram vários títulos na canoagem (Paulo Baronet, Jonas Baronet, Diogo Baronet e Marco Carmo – Campeões Nacionais) tiro com arco (Paulo Fernandes – Campeão Europeu e Mundial, Rui Baptista – Bi Campeão Europeu, Mónica Ferreira – Campeã Europeia e Vice Campeã do Mundo, entre muitos outros Campeões Nacionais), bem como a Bruna Morais (Internacional Portuguesa de Futebol Feminino) e a Ana Sofia Pina (Campeã Nacional de Infantis de 400m Estilos e 200m Mariposa).

Felizmente são muitos a merecerem destaque que, provavelmente, poderá faltar enumerar aqui alguns.

O CRASTO sobrevive como é natural do apoio da nossa Autarquia, Junta de Freguesia, colaboradores locais (patrocinadores) e de um sistema de gestão interna rigoroso. Não esquecendo claro, mesmo sem ser regra geral, o apoio que alguns pais dão ao clube tendo em vista a angariação de fundos para o mesmo.

OBJECTIVOS

Este projeto como tem como grande objetivo desenvolver competências pessoais e sociais (valores e princípios) e preparar os jogadores para as exigências do futebol sénior.

O processo de formação assenta numa filosofia de trabalho uniforme e coerente com enquadramento técnico entre os diversos escalões, para um bom aproveitamento das capacidades futebolísticas e humanas dos jovens futebolistas.

Os grandes pilares dessa filosofia são o modelo de treino e jogo, o scouting e o controlo e avaliação que fazemos regularmente. No que concerne ao modelo de treino e jogo são transversais aos diferentes escalões respeitando o processo evolutivo e característico dos mesmos, procurando desenvolver conteúdos e comportamentos de acordo com as necessidades dos jovens e em coerência com o modelo de jogo adotado.

Os desafios são constantes e passam por aumentar a base de recrutamento, para que mais e melhores jogadores tragam mais complexidade/intensidade ao treino e resulte num aumento qualitativo dos jogadores e das respetivas equipas; o aumento do número de treinos e jogos a realizar por época é outra necessidade para que a evolução dos jogadores possa assumir um patamar diferenciador.

No passado dia 2 de Junho , realizaram – se as eleições para os órgãos sociais da Associação Desportiva ” O Crasto ” .

Foi com uma lista única, que elegeram a Direção responsável pelo futuro da academia.

Encabeçada por João Pedro Gama, está assim formado um grupo executivo, motivado e com enorme vontade de continuar o excelente trabalho levado a cabo pela anterior direção.
Este inicio do novo ciclo, desenvolve-se de forma pacífica , refletida e acima de tudo apoiada pelo anterior elenco. Será sempre num ambiente de diálogo e pensamento positivo, que , a Direção agora liderada por João Pedro Gama , transportará a sua imagem e os seus propósitos para a associação de forma a reforçar os ideais e a base que ergue esta academia. Formar pessoas de valor e com valores , desenvolvendo em torno dos atletas uma verdadeira cultura desportiva , social e moral .

Esta direção irá focar os seus esforços na formação íntegra dos atletas que compõem o Crasto , dando primazia aos jovens do concelho, uma vez que são eles o nosso verdadeiro investimento .
João Pedro Gama , com todo um percurso ligado ao mundo do desporto, tendo sido atleta de futebol desta associação e atualmente licenciado em educação física e desporto, assume orgulhosamente o cargo de Presidente da Direção , de uma associação , que tudo tem a ver com a sua personalidade.

O atual elenco agradece todo o apoio que Pais , voluntários e restantes pessoas poderão oferecer ao clube. Toda a ajuda será bem vinda .
Por fim, uma palavra aos atletas , funcionários desta casa , que terão da Direção todo o apoio que for possível, com vista à melhoria da prática Desportiva e formação dos atletas .

Seremos certamente uma família feliz nesta casa !!!

 

Relação de Órgãos Sociais Eleitos para o Triénio 2016/2019

 

Assembleia Geral:

Presidente: Gonçalo Nuno Correia de Castro Matos

1º Secretário: Manuel Morgado Vale

2º Secretário: José Luís Figueiredo Oliveira

 

Direção:

 

Presidente: João Pedro Cardoso Araújo e Gama

Secretário: Eduardo Alberto Cardoso Pereira

Tesoureiro: João Carlos Marcelino de Almeida

Vice-Presidente: Luís Filipe Rodrigues da Silva

Vice-Presidente: Francisco Leonel Ramos Barros

Vogal: Luís Carlos Cardoso Dias

Vogal: Bruno Filipe Cardoso Dias

Vogal: João Manuel Quintela Teles

Vogal: Pedro Alexandre de Castro Neves Ferreira Pinto

 

Conselho Fiscal:

Presidente: Diogo Maximiano Barros Figueiredo Ramos

1º Secretário: Hugo Alexandre Pereira Parente dos Santos

2º Secretário: Hélder Fernando Loureiro

 

REGULAMENTO INTERNO

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Equipamento Futebol

Image

Equipamento Futsal Feminino

Image

Casaco